25 de abr. de 2017

Tranças apertadas prejudicam o cabelo?

Estudo recente feito pela Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC) aponta que a Alopécia (nome científico para calvície) já atinge aproximadamente 50% da população feminina.  


Nós mulheres negras, trançamos nossos cabelos desde criança, quem não possui essa lembrança deve ter tido ao menos a experiencia de penteados de coque onde nossas mães esticavam bem a raiz e prendia os cabelos com uma xuxinha bem colorida.



 Hoje, a trança Box Braids está em alta, e funciona também como um bom auxílio na Transição Capilar, muitas mulheres aproveitam da possibilidade que os materiais longos (Kanecalon ou Jumbo) oferecem para brincar com o comprimento das tranças e alongar os cabelos. Mas nosso couro cabeludo deve receber tanta atenção e cuidados quanto recebem nossos fios.

As tranças Box Braids, Penteados Afros e Alongamento de Cabelo não danificam o cabelo, porém muitos dermatologistas alertam para os problemas causados por esse excesso de puxa puxa e apertos em longo prazo, podendo até resultar em doenças como a Alopecia Traumática  ou feridas no couro cabeludo. Sem contar o estresse provocado pelas dores, quando a trança é feita apertada de uma forma além do comum.




É importante que a trança fique firme e tenha um prazo de durabilidade considerável, pois todos nós admiramos um bom trabalho. Porém existem técnicas especificas que garantem isso, o material que será utilizado também é muito importante para garantir um visual bacana, duradouro sem a necessidade de prejudicar os fios.

Respeitar o tempo de manutenção é fundamental, geralmente as Tranças Box Braids duram 2 meses e alongamentos no máximo 3 meses, e ao retira-las o cabelo estará ressecado, mas nada que uma boa hidratação não resolva. Tônicos capilares também podem ajudar no fortalecimento da fibra capilar.